Xixi fora do lugar

Uma das reclamações mais comuns sobre cães é o xixi fora do local correto. E principalmente agora que os peludos estão vivendo cada vez mais dentro de casa ou em apartamentos, fazer as necessidades em um lugar determinado é algo muito importante. Mas como ensinar nossos pets onde queremos que se aliviem?

Algumas dicas simples podem ajudar, porém, a persistência, a paciência e o carinho são fundamentais no processo. Ainda é muito comum dicas como esfregar o focinho do cão no xixi fora do lugar ou dar broncas, mas foi comprovado que isso não funciona. Muito pelo contrário, pode fazer com que o cão passe a se aliviar escondido do tutor, o que certamente dificultará seu aprendizado.

Primeiramente é preciso entender que filhotes passam a ter mais controle do xixi e do cocô a partir do quarto mês de vida, portanto, antes disso, erros são comuns e esperados. Sabendo deste fato, devemos levar o cãozinho ao banheiro dele sempre após acordar, comer ou brincar, já que são momentos em que ele costuma ficar apertado.  

O banheiro também não deve ficar perto do local onde ele come e bebe água, nem da caminha, pois a tendência é que ele procure um espaço mais afastado desses pontos para se aliviar.

Após definido o local é preciso levar o cão até lá sempre que notar que ele está com a intenção de fazer xixi, mas sem dar sustos nele. Quando ele acertar, faça festa e recompense-o. No início, devemos deixar vários banheiros espalhados pela casa e diminuir de forma gradativa, conforme ele evoluir no treinamento.

Limpar os locais onde ele faz errado também é importante, e os produtos enzimáticos ajudam a retirar completamente o cheiro do local. Com isso, o cão vai aprender que fazer o xixi no local certo é muito vantajoso, já que é onde fica o cheirinho dele e ele ainda é recompensado por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *