O que é e como funciona o clicker?

O clicker é um aparelho simples, onde você aperta um botão e ele faz um som de “click”. Ele é muito utilizado no adestramento, com base no reforço positivo, pois utilizamos o momento do som de para marcar, ao animal, seja ele um cão, um gato, um elefante ou um golfinho, que ele acabou de fazer algo certo e será recompensado.

Mas primeiramente precisamos fazer um exercício chamado de “carregar o clicker”. Ele consiste em apenas clicar e recompensar o animal, sem que ele tenha feito qualquer movimento. Fazendo isso, estaremos ensinando a ele que esse som significa uma recompensa, algo bom, portanto, ele tentará sempre fazer com que esse barulho aconteça para que ele tenha a recompensa.

Com o clicker devidamente “carregado”, iniciamos o treino para o comportamento que queremos. O mais comum é começarmos com o “Senta”.

Mostramos ao cão o petisco e o movemos a guloseima no sentido de sua nuca, para que ele continue olhando e acompanhando o movimento do petisco. Naturalmente o animal sentará. Assim que ele executar o movimento, nós clicamos com a outra mão e recompensamos. Ele logo vai perceber que toda vez que ele realiza o movimento que queremos escuta o “click” e ganha o petisco. Isso fará com que ele execute o movimento cada vez mais rápido e com maior eficiência.

Quando estamos treinando algum comportamento e não temos o clicker em mãos, podemos fazer um barulho de estalo com a boca, porém, ele pode não ser tão eficiente quando feito com o aparelho, justamente por não ser tão alto e constante.

O adestramento com clicker vem crescendo muito, por sem uma metodologia de reforço positivo e fazer com que o animal goste e se divirta com os treinos.

Dessa forma temos um companheiro bem mais motivado a responder prontamente aos comandos à espera de uma recompensa, que não precisa ser um petisco, como no início dos treinos, mas pode ser outra coisa que o cão goste também, como um brinquedo, carinho, atenção e passeio.

Lembre-se: a recompensa nada mais é do que aquilo que o cão mais quer naquele momento específico. Se precisar de ajuda, conte com um profissional especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *