Gatos e grávidas podem conviver?

Essa é uma dúvida muito comum entre as futuras mamães que convivem com gatos. Muitas pessoas acreditam que os bichanos são fonte de doenças para os humanos, principalmente a toxoplasmose, e que o convívio com eles deve ser evitado durante a gestação. Porém, estudos comprovam que não é bem assim.

A toxoplasmose é causada pelo protozoário parasita Toxoplasma gondii. Ela pode ser adquirida por meio da ingestão de alimentos contaminados – em especial carne crua ou malpassada, principalmente de porco e de carneiro – e vegetais que abriguem os cistos do Toxoplasma após terem tido contato com as fezes de animais hospedeiros.

No entanto, se a pessoa for saudável de um modo geral, o sistema imunológico a defenderá bem contra as ações do parasita, mantendo-o inativo dentro do organismo e impedindo assim que a pessoa volte a ser infectada por ele. Na gravidez, a doença pode ser passada para o feto e deve ser tratada imediatamente.

Os gatos podem transmitir a doença apenas através das fezes, por onde saem as formas ativas do protozoário, mas para que isso ocorra eles precisam primeiro serem infectados pela doença. Isso pode ocorrer através da ingestão de outros animais infectados, como pássaros e roedores. Por isso, se o seu gato não tem acesso à rua e a esses animais, o risco de estar infectado é mínimo. Para ter certeza, basta levá-lo ao veterinário e pedir um exame de sangue.

A maior fonte de infecção em humanos é a ingestão de carne crua ou verduras e legumes mal lavados, porém, para diminuir os riscos dentro de casa podemos simplesmente manter a higiene da caixa de areia do gato, limpar a caixa com luvas e lavar bem as mãos após terminar e, se possível, evitar que a grávida faça esse processo.

Com a informação correta e as precauções necessárias o gatinho pode conviver tranquilamente com a futura mamãe e proporcionar a todos momentos de relaxamento e felicidade com seu ronronar de alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *