Enriquecimento ambiental para gatos

Não são só os cães que precisam ter seu dia a dia enriquecido ou serem estimulados mentalmente. Os gatinhos também precisam gastar sua energia física e mental para que façam menos bagunça em casa e não se tornem adultos obesos e sedentários.

Novidades são muito bem-vindas no mundo felino, mas devem ser inseridas no ambiente de forma suave e, de preferência, os peludos devem ser acostumados com mudanças desde filhotes.

Uma árvore de gato pode ser uma diversão incrível para um filhotinho, mas os adultos que nunca viram uma na vida podem ficar desconfiados e se manterem longe da novidade. Nessa hora é importante não desistirmos e estimularmos o bichano a cheirar e brincar com o novo objeto.

Vamos aproximando o amigo aos poucos do objeto em questão, sempre colocando recompensas saborosas perto do novo local, para que ele o associe a coisas boas. Cada animal tem seu tempo de adaptação e, apesar de incentivarmos, devemos respeitar esse momento.

Brinquedos com ração e petiscos dentro também podem ser utilizados, assim como com cães, mas para que os gatinhos se interessem e descubram como pegar a recompensa, eles precisam tem uma alimentação equilibrada e de acordo com suas necessidades nutricionais.

Os animais que comem além do necessário tendem a ficar mais preguiçosos e menos interessados nos brinquedos. A alimentação dos gatinhos é um pouco diferente da dos cães, enquanto os cães podem comer apenas duas vezes ao dia, devemos oferecer aos gatos alimentos quatro vezes ou mais por dia, principalmente quando estamos adaptando um novo método de alimentação.

Os bichanos também adoram viver nas alturas, e prateleiras pela casa podem ser uma ótima ideia para enriquecer o ambiente deles. Fazer percursos pela casa pode ser muito divertido e ainda dar uma rota de fuga ou rota de descanso para àqueles felinos que convivem com cães.

O importante é perceber o que o seu gato gosta. Um gatinho feliz é aquele que tem seus momentos de diversão e o opções confortáveis e seguras para longos períodos de relaxamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *