Como enriquecer o ambiente para o gato

Os gatinhos têm ocupado um espaço cada vez maior em nossos lares. Por isso, é muito importante aprender a suprir as necessidades básicas dos bichanos.

Estamos bem mais acostumados a conviver com cães. Por conta disso, algumas pessoas podem pensar que para ter um gatinho em casa basta só disponibilizar água e alimento, que o animal vai ser feliz e equilibrado. Mas isso é um erro, os gatinhos precisam de estímulos, assim como os cães, senão podem se tornar sedentários e obesos ou estressados e reativos às pessoas.

Assim como com os cães, quanto antes introduzimos estímulos e enriquecimentos ambientais na vida de nossos gatinhos, melhor. Assim, eles aprendem a se desafiar e cada brinquedo se torna mais fácil de decifrar do que o anterior.

Mas o que seria um enriquecimento ambiental para um gato?

Gatinhos filhotes são extremamente curiosos e os brinquedos mais simples já chamam sua atenção. Brinquedos de varetas com fios na ponta, penas ou bolinhas são muito bons para gastar a energia infinita dos peludinhos e, de quebra, estimular seus instintos naturais de caça.

É importante observarmos algumas preferências de nossos gatos, por exemplo: eles preferem uma toca no chão ou no alto? Saber isso nos ajuda a escolher o melhor tipo de arranhador para cada tipo de bichano.

É essencial confirmarmos se o arranhador escolhido é seguro antes da compra. Ele precisa ser firme e resistente, já que os gatos adoram pular de um local para o outro e soltar o peso do corpo ao arranhar o brinquedo, então, ele tem que ser forte e pesado para não cair. Devemos estimular o gatinho a conhecer o novo brinquedo e logo esse será seu local favorito da casa.

Brinquedos simples, como bolas de meias, cones de dentro do papel higiênico ou papel toalha também pode virar um brinquedo estimulante.  É só dobrar as pontas para dentro, fazer alguns furinhos ao redor e colocar ração ou petisco dentro para que o gatinho bata para pegar a ração.

O importante é sempre variar as brincadeiras e manter a mente do seu bichano ativa e curiosa para que ele deixe a preguiça de lado e foque sua energia em exercícios saudáveis para uma mente equilibrada e um corpo saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *