Benefícios de ter um cão para crianças e idosos

Ter um cão é recompensador em qualquer idade, mas para as crianças e para os idosos os benefícios são ainda maiores! O importante, em ambos os casos, é escolher aquele pet que seja mais compatível com a energia dos membros da família e com o nível de cuidado e tempo que os tutores terão disponível.

Por exemplo, cães de pelo longo precisam de mais escovação, enquanto os cãezinhos mais ativos vão precisar de passeios mais longos e mais dedicação aos treinos. Será que a família conseguirá suprir essas necessidades?

No caso dos idosos, cães de menor manutenção com pelo e cuidados com a saúde podem ser os mais adequados. Também devemos nos perguntar se a adoção de um animal adulto, com menos energia e a personalidade já formada, não seria a melhor opção do que um filhote cheio de energia, com as possibilidades de destruição de objetos e as necessidades de educação básica.

Escolhendo o companheiro mais compatível, o cãozinho poderá ser uma ótima companhia e ajudar o idoso a se exercitar mais, tanto física quanto mentalmente, já que terá uma responsabilidade de cuidar de outro ser. Os benefícios para a saúde dos idosos também existem! O animal pode ajudar a abaixar a pressão arterial e os níveis de estresse do dia a dia, trazendo diversão e alegria para a vida do tutor.

Já para as crianças, devemos levar em conta a idade do pequeno, se ele já está acostumado com cães e se é muito ativo. Podemos adotar um animal adulto ou filhote, dependendo do tempo disponível dos adultos da família para a educação do animal. Sempre devemos considerar a rotina familiar e como o animal se adaptará a ela.

Após a escolha da melhor companhia, o cãozinho pode ajudar o seu tutor mirim a aprender sobre responsabilidade, dando para a criança tarefas como alimentar, cuidar e passear com o cão, de acordo com a sua idade. Muitos médicos também apontam os benefícios na saúde, como diminuir as chances de aparecimento de alergias em crianças que convivem com animais desde pequenas.

Sabendo escolher o companheiro correto, educando animais e pessoas, teremos um relacionamento duradouro e cheio de benefícios!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *